quinta-feira, 18 de junho de 2015

O que é a Síndrome de Sjögren

Acho que é necessário mostrar aqui um resumo do que é a Síndrome de Sjögren na minha visão de paciente. Opiniões médicas sobre minhas postagens serão benvindas.
Sjögren é uma doença auto-imune que afeta as glândulas epode se alastrar afetando outros órgãos.
não se sabe a causa e se manifesta de forma imprevisível provocando  problemas na saúde difíceis de diagnosticar.
Sabe-se que é uma doença auto-imune em que o próprio sistema imunológico ataca as celulas e tecidos saudáveis do corpo humano.
Em geral o alvo destes ataques são as glândulas lacrimais e salivares. Mas também pode atacar articulações, músculo, rins, pulmões, tiróide, fígado, pele e o sistema nervoso.
A síndrome de Sjögren é classificada em dois tipos:
1- quando o paciente só apresenta a Síndrome ,e é chamada de Primária;
2 - quando o paciente apresenta outras doenças paralelas como lúpus, artrite reumatóide, a Síndrome de Sjögren é chamada Secundária.
A figura  abaixo mostra os caminhos mais comuns que a síndrome ataca na sua evolução.

Possíveis pontos de ataque da Síndrome
Além destes ataques a fadiga é um fator importantíssimo, porque é intensa e realmente tem o poder de afetar profundamente a vida do paciente.
A secura dos olhos e da boca são sintomas comuns e precisam ser tratados, porque a secura nos olhos pode produzir infecções importante enquanto que a secura da boca produz deterioraçao dos dentes,
alterações na gengiva. O dentista é muito importante no acompanhamento do doente.

Um comentário:

  1. Então é necessário estar programado para desenvolver e enfrentar enorme quantidade de probllemas fisiológicos os quais, com certeza,abarcarão problemas psicológios tão ou mais graves que os fisiológicos que se apresentem? Como é possível, então, um diagnóstico adequado? Aliás: como é possível um diagnóstico adequado e qual o ramo das patologias capaz de identificá-las? Exixte, de fato, a possibilidade de um diagnóstico correto? Qual a especialidade? O diagnóstico possível é feito aos pouquinhos ou ha, de fato, a possibillidade de um diagnóstico completo? Está comporovado que o diagnóstico vale a pena? Qual a especialidade médica capaz de identificá-lo? Meio complicado, não é mesmo? SJOGRENS se autodiagnosticou ou foi diagnosticsdo? De que maneira o paciente pode fazer uma série de observações que lhe permitam identificar a possibilidade de estar com a síndrome? Em geral, quall o especialista que diagnostica o probllema? Obrigado Luciana! Não desconfio nada para mim mesmo! Porém com esta pluralidade de desconfianças... ....quem sabe mesmo o que pode ser??? Um grande abraço amigo do Edson!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: